Psicoterapia para mulheres
- Melina Garcia Gorjon
- 26 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jul. de 2024
Qual a importância da psicoterapia específica para mulheres?
Primeiro é importante entender que vivemos em um mundo patriarcal, historicamente os homens sempre foram cuidados por mulheres enquanto a estas, restava muito pouco. Os estudos feministas revolucionaram nossa sociedade, hoje, graças as conquistas dessas mulheres que ousaram se levantar contra o patriarcado, podemos ter nossos direitos básicos garantidos.

Mas as mulheres ainda sofrem, por isso, uma profissional que tenha estudado atentamente como o fato de ser uma mulher nesta sociedade impacta na saúde mental, é um diferencial importante. Quantas mulheres já não se sentiram invalidadas ao falar sobre algum sofrimento que provém do machismo?
A autora Nancy Chodorow (2002), diz que a psicanálise é capaz de nós mostrar o modo como a dinâmica familiar contribui para a desigualdade entre homens e mulheres, e também revela como nossa criação impacta naquilo que achamos que é "ser mulher", processo que podemos passar adiante nas próximas gerações, e gerar um ciclo que contribui para a estrutura machista.
É importante que a psicoterapia tenha uma escuta sensível para questões como: o que nos torna mulheres? Como o feminino é passado de geração em geração em nossas famílias? Os desafios no mercado de trabalho e nas relações pessoais, entre outras questões.
Além disso, na psicoterapia psicanálitica é muito importante que você se identifique com a profissional que te atende, que sinta que ela te escuta e acolhe em suas dores. Que ela vibra com suas conquistas e também aponta questões que você não percebe e pode te auto sabotar.
Estar junto de outras mulheres é revolucionário, fomos ensinadas a competir e rivalizar umas com as outras, mas podemos aprender a nos relacionar melhor umas com as outras e nos libertar das prisões do machismo.
Quer iniciar seu processo psicoterapêutico? Entre contato no botão abaixo


