Avaliação Neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica é um processo clínico especializado que investiga o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental, como memória, atenção, linguagem, aprendizagem e regulação emocional. Ela é realizada somente na modalidade PRESENCIAL, por meio de entrevistas, observação e aplicação de testes científicos, é possível identificar habilidades, compreender dificuldades e orientar estratégias de apoio no ambiente familiar, escolar e clínico.
Mais do que números ou diagnósticos, a avaliação busca entender a história e a singularidade de cada criança ou adolescente, oferecendo informações que ajudam pais, cuidadores e profissionais a tomarem decisões seguras.
Com base em uma prática neuroafirmativa e alinhada aos princípios da neurodiversidade, o trabalho valoriza diferentes formas de funcionamento neurológico, evitando rótulos e focando em recursos, necessidades e caminhos para o desenvolvimento.
O objetivo é oferecer um cuidado humanizado, que une rigor técnico e sensibilidade, para apoiar o bem-estar e a autonomia da criança e de sua família.


Como funciona o processo de avaliação:
A avaliação é realizada em etapas, que incluem entrevistas iniciais com a família ou responsáveis, para compreensão da demanda. Após isso, serão selecionados os melhores instrumentos para a avaliação de acordo com as hipóteses diagnósticas, que inclui observações lúdicas, aplicação de testes e entrevista com outros profissionais. Por fim, a entrega do laudo e entrevista devolutiva com orientações personalizadas.
Em geral, o processo dura algumas semanas, garantindo tempo adequado para análise dos resultados e elaboração de um plano de recomendações que possa ser aplicado no dia a dia.