
Quando a terapia pode ajudar a criança e o adolescente?
Seja por desejo dos pais, indicação de um profissional, desejo do adolescente ou por ter recebido algum diagnóstico (TEA, TDAH, Transtornos de personalidade) ou por apresentar alguns dos sintomas, como: Depressão, Ansiedade, Problemas com a autoimagem, Traumas familiares, Transtorno Alimentar, Baixa Autoestima, Medo, Pânico, Luto, dificuldade de adaptação.
Mas a psicoterapia também é indiciada para crianças e adolescentes que não tem sintoma específico, pois a própria fase do desenvolvimento normal já pode gerar angústias, e ter um espaço seguro e confiável para conversar pode ser transformador.
Autoconfiança!
Independente do que sintoma que a criança ou adolescente apresente, desenvolver o senso de autoconfiança é fundamental para que ele possa enfrentar os desafios da vida.
Autoimagem!
A infância e a adolescência são fases cruciais no desenvolvimento da nossa autoimagem. É fundamental acompanhar esse processo para que cada criança possa desenvolver plenamente sua essência.
Relações!
Desenvolver habilidades sociais e aprender sobre os limites do outro e de si mesmo é fundamental. O acompanhamento terapêutico auxilia nessa fase de descoberta de si e do mundo ao seu redor.
Aprender com a arte!
A arte pode ser uma ferramenta para o processo terapêutico, desde pintura, desenho, filmes, livros, músicas. Estimular a criatividade e a produção artística pode revelar e transformar emoções.
Como posso ajudar?